Bem vindo!

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Release da 1ª Postagem


1ª Postagem - Reflexão

Aproveito-me dos mistos sentimentos que me cercam para tecer o meu momento de reflexão, e desejo que reflita junto comigo para que possamos crescer ainda mais e evoluir nosso pensamento crítico. Sei que para alguns falar em pensamento crítico parece bobagem e/ou perda de tempo, infelizmente Jesus não conseguiu agradar a todos, e por não falar o que queriam ouvir foi morto.
A forma de pensar, falar, agir, dentre outros, delineia o perfil de cada um. Peço desculpas àqueles que não tiveram oportunidade de me conhecer, embora sei que boa parte dos que me ouviram, pelo calor das palavras me conheceram.
Infelizmente parece que a vaidade de alguns não permite o crescimento de outros, mesmo que isso lhe custe tempo para macular a imagem alheia. Porém aqueles que se respaldam pela honestidade, pela ética, pelo profissionalismo e sobretudo pela empatia, que defino aqui como o exercício contínuo de se colocar no lugar do outro, o que facilita o ouvir de nossos próprios dizeres, não se importam com a retribuição, tampouco reconhecimento por algum feito ou cumprimento de uma missão que lhe seja conferida.
Aprendi, não nos estudos da psique mas na atividade profissional de ouvidoria, que a escuta a alguém que tem um determinado problema, nos possibilita um grande crescimento enquanto ser humano, mesmo que não caiba a nós a resolução de seu problema, contudo a negação da escuta nos faz ficar cada vez mais quadrados no rolar dos caminhos da vida, nos deixando embotados afetivamente e mais sozinhos com o passar dos dias.
Descobri que as pessoas não são iguais nem semelhantes e por isso não podemos parametrizá-las, cada um tem um motivo para ser o que é, o que não lhe isenta nas suas atitudes com os outros, pelo contrário a experiência serve para pesar ou aliviar ainda mais a consciência nas horas de descanso. O detalhe disso tudo é que lidar com frieza a tais coisas, propicia um esquecimento imediato gerando certo “alívio”, mas que faz aglutinar uma grande parcela de coisas ruins dentro de nós, que reverbera quando refletimos sobre elas.
Notei que um bom ambiente de trabalho depende da disposição de cada um para auxiliar o outro em alguma dificuldade, a quem quer que seja, sem pensar em promoção pessoal, em prol do crescimento homogêneo de todos. Para mim essa é a melhor definição de equipe.
Certa vez um amigo me falou que sábio era aquele que aprendia com o erro dos outros, até concordei com ele na época, porém hoje afirmo que sábio é aquele que aprende com os próprios erros, porque é deles que tiramos a experiência que nos dá 3 opções: Você regredir; você permanecer; ou você se impulsionar e ir além. Hoje prefiro ficar com essa última opção, encarando o fato da bolha não ter suportado o crescimento e ter explodido.
Lembrem-se sempre que o que faz um relógio funcionar são as pequenas engrenagens e não simplesmente uma bateria qualquer.
Antonio Melo